5 Ss

O programa de 5 Ss é a base para qualquer programa de qualidade, facilita a implementação e a prática das atividades nas empresas, pois tem o propósito de criar e manter toda a infraestrutura e o ambiente de trabalho adequados e funcionais, desse modo além de administrar melhor o espaço, há melhor produtividade e minimiza os “gargalos” das operações.
  • Senso de Utilização: Neste avaliamos os recursos e materiais que são realmente necessários, inúteis e desnecessários para o processo.
  • Senso de Ordenação: Estimula colocar tudo que é necessário em locais predeterminados dentro dos processos.
  • Senso de Limpeza: Desperta a atenção para todos os aspectos de limpeza, de forma a buscar a manutenção dela no ambiente de trabalho, com o foco de que o ambiente mais limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja.
  • Senso de Padronização e Saúde: Este busca a fixação de padrões para a manutenção dos 3 Ss (Utilização, Ordenação e Limpeza) anteriores de modo a trazer ferramentas para identificação e localização de objetos, materiais e ferramentas, melhorias nos ambientes e equilíbrio.
  • Senso de Autodisciplina Autogestão: Fase de conscientização para o comprometimento com as etapas anteriores implementadas, fazendo com que estas sejam funcionais no dia a dia, sem que haja necessidade de fiscalização e cobrança.

Confira alguns cases e artigos:

Você conhece as normas regulamentadoras aplicáveis para a sua empresa?

Cada segmento do mercado conta com regras específicas que vão muito além da PPRA e da PMCSO. Fique atento e ...
SAIBA MAIS

A Postura de Bons Auditores

Constantemente nos deparamos com pessoas desesperadas ou receosas as vésperas de auditorias e quando vamos questionar o que ocorre, muitos ...
SAIBA MAIS

O que falta para a elaboração de procedimentos/instruções que funcionem?

Quando nos perguntam o que seria um trabalho customizado/personalizado em uma consultoria? Logo tento explicar que cada processo será analisado ...
SAIBA MAIS
Fechar Menu